Após a mudança para a NF-e 4.0, a Sefaz não está enviando mensagens completas quando há rejeição em uma nota, deixando de especificar o seu motivo exato. Ainda não se sabe o porquê dessa falta de informações e quando tais mensagens irão voltar a conter um motivo específico de rejeição da nota.
Relatando a ocorrência
Para que o departamento de suporte da Soft-it possa agilizar a análise da ocorrência, é necessário que o faturista envie o respectivo Arquivo XML junto com a mensagem (print da tela) para suporte@soft-it.com.br e, assim, será indicada a melhor ação corretiva para a rejeição.
Solução Alternativa
Além disso, o faturista ainda pode consultar o Arquivo XML no validador da própria SEFAZ, que irá retornar uma mensagem mais clara da rejeição, podendo ajudar em um horário de pico de nossos atendimentos e permitindo que o faturista saiba exatamente qual o motivo da rejeição da nota e o que deve ser corrigido para que ela possa ser emitida.
Link para consulta e validação do XML: https://www.sefaz.rs.gov.br/nfe/nfe-val.aspx
Como evitar as rejeições?
Com toda a complexidade da tributação brasileira e sua fiscalização, exige-se muita atenção na hora de emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, pois os erros eventualmente vão acontecer.
Sendo assim, listamos abaixo algumas sugestões de como evitar que a sua nota seja rejeitada pela Sefaz e que isso se torne um problema recorrente em sua empresa.
Verifique as seguintes informações:
Dados cadastrais da sua Empresa e do Cliente;
Ambiente de emissão – normal ou em contingência;
Numeração e série da nota – para não haver divergências nas informações e ocorrer duplicidade;
CST (Código de Situação Tributária) – deve estar de acordo com o regime de tributação da sua empresa;
CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) – para operação interna (emissor e destinatário no mesmo estado), interestadual (emissor e destinatário em estados diferentes) ou com o exterior (destinatário estrangeiro);
Situação no Sintegra – verifique se a sua empresa está habilitada para a emissão de NF-e.
Se a nota ainda for rejeitada pela Sefaz, consulte o motivo da rejeição para saber o que deverá ser corrigido ou entre em contato com nosso departamento de suporte no e-mail suporte@soft-it.com.br.
Comments