Erro 403 Forbidden: Access is denied
Causa
O erro “403 – Forbidden: Access is denied” é um Código de erro HTTP retornado pelo servidor Web quando o utilizador ou programa tenta obter acesso a um recurso que o servidor não permite.
Além de uma indisponibilidade do WebService da Sefaz, esse problema pode ocorrer em decorrência de um dos fatores citados abaixo:
Validade do Certificado Digital com o qual está sendo feito as requisições ao WebService;
Framework.NET instalado em versão inferior a 4.6.2;
Windows com atualizações importantes pendentes;
Firewall, antivírus ou algum outro aplicativo pode estar bloqueando a conexão.
Ação corretiva
Quando esse erro ocorrer ao contribuinte na tentativa de envio de um documento fiscal, o mesmo poderá utilizar qualquer alternativa de contingência prevista na legislação, já que o WebService da Sefaz se demonstrou indisponível.
Além disso, o usuário pode verificar os motivos alternativos citados acima e, em seguida tentar emitir a nota.
ATENÇÃO! Se estiver utilizando um certificado A3, execute o seguinte procedimento e tente realizar a comunicação novamente, isso poderá solucionar o problema.
Remova o certificado digital da porta USB;
Aguarde 30 segundos;
Coloque o certificado em outra porta USB;
Reinicie a aplicação.
Se o problema persistir, ainda será possível entrar em contato diretamente com a SEFAZ, através do e-mail nfe_indisponibilidade@fazenda.sp.gov.br.
Testando o retorno do serviço
Para verificar se o Erro 403 permanece, siga os passos indicados abaixo:
Encontre o endereço do WebService em questão;
Certifique-se de que, na máquina onde o teste será realizado, existe um certificado digital válido instalado;
Abra o navegador e coloque o endereço do WebService.
Caso o retorno seja este da imagem abaixo, o Erro 403 permanece.
Agora, se o retorno for semelhante ao da imagem abaixo, o WebService está novamente online.