O Portal das Finanças afirma que as versões mais recentes dos navegadores não funcionarão para a entrega do imposto.
O Portal das Finanças comunicou que a entrega eletrônica das declarações do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) não será mais possível se realizada por meio das versões mais recentes do Google Chrome ou o Microsoft Edge.
Isso ocorreu devido à falta de suporte à tecnologia NPAPI, que em 2015 alguns dos fabricantes de browser deixaram de suportar. Assim, as versões mais atuais não suportam as Java Applets, utilizadas nas aplicações de suporte à entrega das declarações fiscais. Elas exigem complexos processos de introdução, edição e validação de informação e mecanismos de segurança.
O processo de entrega de declarações do IRS foi alterado para diminuir o impacto nos contribuintes, sendo capaz de detectar o tipo de navegador que está sendo usado pelo contribuinte e oferecendo soluções alternativas gratuitas, como o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Safari (para Mac OS X), ou a utilização da aplicação off-line de preenchimento da declaração do IRS.
A Autoridade Tributária afirma que está trabalhando em soluções que permitam a utilização de vários browsers, mas que não chegará a tempo para funcionar no próximo período de entrega do imposto, que se inicia amanhã (01/04).
Comments